domingo, 28 de agosto de 2011

Mackenzie, o primeiro time brasileiro

Time da Associação Athlética Mackenzie College em 1904

Mackenzie, Internacional, Associação Athlética das Palmeiras
e São Paulo Athletic, no Velódromo em 1905

A gloriosa aventura verde-amarela nos gramados teve inicio em 1894, quando o professor Augusto Shaw desembarcou em São Paulo, proveniente dos Estados Unidos, trazendo dois presentes para seus alunos do Colégio Mackenzie: uma bola de rúgbí e outra de basquete. O americano achou que iria abafar, mas decepcionou-se, pois a rapaziada, com o passar do tempo, começou a cabular aulas para assistir as disputas, no bairro do Bom Retiro, de uma nova modalidade esportiva, um tal de football. O palco era a Chácara Dully, do fechadíssimo São Paulo Athletic, para onde Charles Miller, o responsável pela introdução do chamado nobre esporte bretão no país, transferira suas pioneiras e precárias 'peladas', restritas aos britânicos e seus descendentes.


Associação Athlética Mackenzie College

Pode se dizer sem exagero, que os garotos do Mackenzie foram os precursores dos atuais geraldinos e arquibaldos dos estádios brasileiros. Isso porém era pouco para eles, eles queriam mesmo era jogar futebol. Mas como? Afinal, os ingleses do São Paulo Athletic não eram muito abertos a troca de experiências. E onde conseguir uma bola pra jogar? Com certeza não seria com os súditos de Sua Majestade.Certo dia, um aluno teve uma grande idéia, logo aprovada por todos: usar a bola de basquete do professor Shaw.
"Com os pés não, meninos! Com as mãos!", gritava o mestre. Os apelos foram inúteis. Tanto que quatro anos depois de Shaw ter presenteado seus alunos, mais precisamente em 18 de agosto de 1898, nasceu a Associação Athlética Mackenzie College, a primeira equipe de futebol criada por brasileiros e para brasileiros.Uma das raras exceções ficava no gol, defendido por ninguém menos que Augusto Shaw, que acabou entregando os pontos.

Hans Nobiling nasceu na Alemanha
em 10 de setembro de 1877.Chegou
ao Brasil em 1897. Foi um dos primei-
ros participantes em torneios de
futebol no País e precursor da Liga
Paulista de Futebol. Morreu em
Jacarepaguá, RJ a 30 de julho de 1954.

Alguns meses depois de sua criação, o Mackenzie encarou o seu primeiro desafio futebolístico enfrentando um escrete montado pelo brasileiro de origem alemã Hans Nobiling. O jogo não foi exatamente um sucesso de público, pois havia pouco mais de vinte testemunhas na platéia, e também não despertou grandes emoções, terminando no 0 X 0. O que mais chamou a atenção foi a elegância dos mackenzistas, com camisas e meias vermelhas e gravatas (isso mesmo!) e calções brancos. E ai de quem não estivesse impecável. "Guerra, assim não, com a gravata torta não! Não consinto que jogues assim!" reclamou Shaw antes de ele próprio dar um jeito no figurino do colega.

Do alto de sua soberba imperial, os ingleses do São Paulo Athletic não davam bola para a fina estampa que os brasileiros desfilavam pelos gramados da Paulicéia. Eram taxativos em não aceitar um amistoso com o Mackenzie pois não queriam se misturar com os nativos. As peladas internas, no entanto, acabaram se tornando demasiadamente monótonas para os discipulos de Charles Miller que aceitaram o desafio em março de 1899. Pior para o alvi-rubro de Higienópolis, que foi vencido de 3 X 0.
As duas equipes não tardariam a ganhar concorrentes. Na virada do século, Hans Nobiling reuniu-se a alguns imigrantes que não se encaixavam nos perfis do Mackenzie e do São Paulo Athletic para criar um novo time. Na assembléia de fundação, contudo, discordou do nome vencedor: Internacional, e saiu de campo. Com outros alemães descontentes fundou o Germânia. Resumindo, no inicio deste século, os paulistanos já contavam com quatro times de futebol, um aavanço e tanto para o esporte, que ganharia pouco depois , em 1902, o reforço com a criação do Clube Atlético Paulistano.

João Batista Belfort Duarte nasceu
em São Luis do Maranhão, a 27 de
novembro de 1883.Foi um dos fun-
dadores do Mackenzie, morreu as-
sassinado em Resende, RJ, a 27 de
novembro de 1918

Não tardou a idéia de juntar as cinco equipes para disputar um torneio. Em 1901, por iniciativa de Antonio Casimiro da Costa, surgiu a Liga Paulista de Football, que realizou no ano seguinte o primeiro campeonato estadual da modalidade. O jogo inaugural do torneio, em 3 de maio, reuniu Mackenzie e Germânia, e terminou com vitória do alvi-rubro por 2 X 1. O Mack, como era chamado pelos seus torcedores, teve também a honra de assinalar o primeiro tento, por intermédio de Mario Eppingaux, que acabou em terceiro lugar na classificação final. O grande campeão foi o São Paulo Athletic, de Charles Miller, que se sagrou artilheiro da competição, com 10 gols.

A campanha no primeiro Paulistão resume o que foi a trajetória mackenzista no futebol: apenas um bom coadjuvante. O clube nunca conquistou um titulo importante, mas contou com grandes jogadores em suas fileiras, como Shalders, Fábio Loureiro, Alício de Carvalho, o beque Belfort Duarte (fundador do América do Rio de Janeiro), os irmãos Ruffim, Antonio Zecchi. O maior de todos, entretanto, foi um mulato que se tornou o principal artilheiro do país na primeira metade do século: Arthur Friedenreich.


Artur Friedenreich nasceu em São Paulo, a
18 de julho de 1892. Foi o primeiro grande
jogador de futebol do Brasil, jogando de
1909 até 1935. Morreu em São Paulo a 6 de
setembro de 1969, aos 77 anos.
Conhecio como El Tigre, o atacante foi responsável pela glória suprema da Associação Athlética Mackenzie College ao conquistar a artilharia do campeonato Paulista de 1912, com 12 gols. No ano seguinte, quatro atletas de alvi-rubro - José Pedro, Luiz Alves, Renato e Whately - repetiram a dose, mas sem o mesmo brilho. dividindo a condição de goleadores do Paulistão com outros dois atletas. Cada um marcou três gols.
E foi só. de bom coadjuvante, o Mack passou a ser saco de pancadas, chegando a se tornar o lanterna do Paulistão em 1917.Quando a coisa estava feia em 1920 apareceu a Portuguesa de Desportos. Os dirigentes da Lusa queriam disputar o Campeonato Paulista mas as inscrições já haviam terminado. Propuseram então uma aliança com o Mackenzie, que tinha "direitos adquiridos" no torneio. A fusão foi aceita e surgiu o Portuguesa-Mackenzie, formada em sua maioria por lusitanos e seus descendentes.


Artur Friedenreich
Em 1922, com a identidade perdida, os elegantes e pioneiros mackenzistas se retiraram dos gramados. Das peladas com bola de basquete aos gols mágicos de Friedenreich foram apenas 24 anos. Pouco tempo, é verdade, mas o suficiente para ajudar a transformar o futebol na maior atração das tardes de domingo. E pensar que o professor Shaw queria o basquete!


O pioneiro

O nome podia ser tipicamente britânico, mas o "pai" do futebol brasileiro era um paulistano da gema. Filho de ingleses abastados, Charles William Miller nasceu no Brás, Zona central da Capital, em 24 de novembro de 1874. Com 10 anos foi estudar na Bennister Court School, na Inglaterra, onde tomou contato com o esporte. Dez anos depois, em 18 de fevereiro de 1894 ele se tornou o introdutor da modalidade no País ao desembarcar no Porto de Santos, trazendo na bagagem duas bolas de couro.

Charles Miller no Southampton

Em 1895, Charles Miller organizou o primeiro jogo oficial em São Paulo, A disputa foi travada por atletas brasileiros e ingleses em 14 de abril daquele ano, em um terreno de propriedade de sua familia na Várzea do Carmo, nas proximidades da Rua do Gasômetro e Santa Rosa. De um lado, funcionários da Companhia de Gás e do The London and Brazilian Bank; do outro empregados da São Paulo Railway Company. O time da estrada de ferro levou a melhor vencendo de 4 X 2, diante de 18 testemunhas históricas.

Miller não foi apnas um pioneiro. Centroavante de bom nível, ele chegou a integrar na Inglaterra, a equipe do Southampton. No Brasil, defendendo as cores do São Paulo Athletic, foi duas vezes artilheiro do Campeonato Paulista: em 1902, com 10 gols; e em 1904, com 9 tentos. Depois que encerrou a carreira em 1910 continuou ligado ao futebol na condição de árbitro por mais quatro anos. Morreu em 1 de junho de 1953.

Luca Fernandes, Revista Já, 12/7/1998

Nenhum comentário:

Postar um comentário