sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Monumento a Mons. Luís Gonzaga de Moura

Do reconhecimento e gratidão da comunidade da Paróquia de São João Maria Vianey nasceu o Busto do Monsenhor Luis Gonzaga de Moura, na praça Cornélia, entre as ruas Cláudio e Clélia, na Lapa, Zona Oeste.
Com a morte do Monsenhor, em 27 de abril de 1989, os paroquianos quiseram ho- menageá-lo de alguma forma especial. Os próprios fiéis custearam a obra que foi feita por Rafael Rotondaro, morador da região. O artista plástico se baseou em fotos do monsenhor para fazer seu busto em concreto.


Luís Gonzaga de Moura nasceu em 26 de julho de 1906. Entre 1937 até 1988 ele se dedicou a paróquia, cuidando de três gerações de fiéis, o que lhe valeu o título de honra de monsenhor.
Na inauguração da obra em 1989, na praça em frente a igreja, o descerramento da placa de identificação foi feito por um membro da família Rivetti, que representou as mais antigas do bairro. Na ocasião, o pároco da igreja era Vito Domenico Cursi.

4 comentários:

  1. A foto abaixo do sacerdote de óculos com mitra refere-se ao Mons. Moura de Campinas que nunca trabalho em São Paulo, mas sim nasceu em Taubaté e morreu em Campinas a 23 de janeiro de 1961.

    ResponderExcluir
  2. Saudações Cassio
    Realizando algumas pesquisas fui capaz de confirmar fundamento em sua constatação, tendo eu adicionado a imagem do Monsenhor Luiz Gonzaga de Moura, da Arquidiocese de Campinas, como por vós citado, nascido em Taubaté, Interior do Estado, em lugar do Monsenhor Luis Gonzaga de Moura, ao qual essa postagem é dedicada.

    O Monsenhor Luiz Gonzaga de Moura, nascido a 29 de janeiro de 1891, foi ordenado padre em Roma, em 1914, e, de volta ao Brasil, foi nomeado Pároco de Pirassununga até 1923, quando assumiu o posto de Vigário Geral da Diocese de Campinas.
    Nomeado Vigário Geral da Arquidiocese Campineira em 1924, exerceu a função até sua morte, em Campinas, a 23 de janeiro de 1961, aos 70 anos.

    Obrigado por colaborar com nosso blog e auxiliar a disseminar a história de nossa grande e amada São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço. É prazeroso poder mergulhar nas histórias inolvidáveis que seu blog nos oferece. Fico feliz pela possibilidade de vermos a foto do Mons. Moura a qual não tínhamos antes. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. tenho interesse em me aprofundar pois sou artista e queria atraves do seu poema exaltação ao nordeste fazer uma homenagem a ele...

    ResponderExcluir